sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"A Ilusão do Livre-arbítrio", por Robert Blatchford

A Ilusão do Livre-arbítrio

A ilusão do livre-arbítrio foi um obstáculo no caminho do pensamento humano durante milhares de anos. Vejamos se o senso comum e o conhecimento não o podem remover.

O livre-arbítrio é um assunto de grande importância para nós neste caso e devemos tratá-lo com os olhos bem abertos e com a inteligência bem desperta; não porque seja muito difícil, mas porque tem sido atado e torcido num emaranhado de nós górdios durante vinte séculos cheios de filósofos palavrosos e mal sucedidos.

Robert Blatchford, 1913

Isabel Rosete - pesquisa e divulgação

4 comentários:

Delfim Peixoto disse...

Se o Homem for livre, pode o Livre- arbítrio conter a Liberdade de cada um... eu não acredito que o Homem seja Livre, logo, não acredito no Livre-arbítrio. Por detrás tem sempre o termo comum de ser o Homem um Ser Social; sendo-o, deixa de ser livre.
O Livre -arbítrio penso que só um Ser o deterá... e usou-o poucas vezes...

( Confesso que é um tema caro para mim, mas sinto-me "tábua rasa")

Bjnhs

Unknown disse...

O Homem pode ser livre, de certa forma, mas todos nós somos interdependentes. Logo, a maior liberdade do Homem, reside na sua mente. Na minha muito modesta opinião.
Lucília Lourenço

Micael Sousa disse...

Mas porquê só 20 séculos? Porque não desde o surgimento da Humanidade. Se a própria sociedade e civilização condiciona o livre-arbítrio, que falar da biologia?

intervalo disse...

Sou leiga no assunto,a curisosidade aguçada,só sei que nada sei e esses filósofos atraem-me.Livre-arbítrio, seria minha consciência?Isabel,aff que vim aqui somente para desejar que tenha um Feliz Ano Novo e muita filosofia pela frente,porque pensar é vida encantadoramente bela.beijos