domingo, 18 de outubro de 2009

O DESAJUSTE ENTRE A BELEZA E A IGNORÂNCIA


O caso Maitê Proença: Só para reflectir!

A atitude dos portugueses não deve, de modo algum, ser similar à da “consagrada” actriz, em cujo curriculum, agora alterado na página da Wikipédia, pode ler-se: “Maitê Proença Gallo (n. São Paulo, 28 Janeiro 1959) é uma estrela porno brasileira, também conhecida pelos seus comentários ignorantes que envergonham o povo brasileiro” (temos mesmo de sublinhar!). Obviamente que não podemos, ou melhor, não devemos, descer ao nível de tão ignóbil criatura.
Um pedido de desculpas público e aberto tão publico e tão aberto quanto o seu lamentável vídeo, pautado pela ignorância histórica e pela total ausência de Ética Deve ser Imposto. Isso Mesmo! Imposto!
Temos ou não sentido de Pátria? Temos ou não consciência do que somos enquanto Portugueses?
O problema crucial, penso, não é propriamente a degenerada “cuspidela”, mas o que, literalmente, ela significa: Deboche, Sacanagem, Denegrimento… do nosso País sobre o qual, um dia, ela afirmou: “Amei!”
No seu esfarrapado desmentido – se é que de um desmentido se trata, de facto , Maitê Proença afirma, vergonhosamente, mais uma vez, que tal vídeo, completamente absurdo e ininteligente (só para não dizer "BURRO"), não passou de uma "brincadeira caseira". Coitada!!!!
E que mais podemos observar em tão famosa descrição de Portugal e dos Portugueses, fundada no terrível princípio da generalização? Um conjunto de mulheres que têm a capacidade ridiculamente audaz de se rirem, com Maitê, da sua própria estupidez, da sua falta de cultura, conhecimento, informação… da sua ignorância "claramente vista".
Reparem que foi Salazar, em pleno século XX, afirma Maitê peremptoriamente, quem mandou construir quer o Monumento aos Descobertas ou Padrão dos Descobrimentos, quer a Torre de Belém . Teremos de rever todos os documentos históricos oficiais depositados na Torre do Tombo, já amplamente estudados pelos mais reconhecidos historiadores nacionais e estrangeiros?
A bela e emblemática Vila de Sintra, consagrada por Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, foi sinalizada, tão-só, por um qualquer número 3, como se nada mais houvesse de realmente importante para assinalar. Será que Maitê sofre de miopia? Como pôde deixar de ter visto o Palácio da Pena , o Palácio Nacional de Sintra, o Castelo dos Mouros ou o Convento dos Capuchos?
O Rio Tejo, já não é rio. Mas, Mar. Não saber que Lisboa é banhada pelo Rio Tejo de onde partiram as caravelas das descobertas que ao Brasil também foram encontram aberrações desta natureza é, naturalmente, um erro crasso, imperdoável.
Ficou, ainda, registado, por esta nobre personalidade das Artes e da Cultura, que Portugal e os Portugueses “são esquisitos”, porque não sabem informática. Necessitarão os nossos engenheiros e técnicos de informática, licenciados pelas nossas Universidades, de refazerem os seus cursos na “Universidade” que, tão bem, formou Maitê?
E, por último, pergunto: porque será que a actriz tentou falar com a pronúncia da nossa Língua? Será que urge “traduzir” o português do Brasil para o português de Portugal, porque, de facto, não temos capacidade de entender a sua Língua e linguagem?
Enfim…!
Repito, reitero, quantas vezes forem necessárias: Coitada!

Isabel Rosete
14/10/2009

Sem comentários: