sábado, 20 de setembro de 2008








O «BLOG DO RAFA», por Fátima Pombo
Um blog para todos sobre um livro que não escolhe idades
http://oslivrosdorafa.blogspot.com/

Viaje pelo «Blog do Rafa» e não deixe de ler o livro que lhe deu origem, «Rafa e as Férias de Verão», também da autoria de Fátima Pombo, publicado pela editora
Trinta Por Uma Linha(http://editoratrintaporumalinha.blogspot.com/)

Veja-se ou reveja-se, nesse vigoroso estado da adolescência, onde todas as emoções brotam livremente e cheias de contradições. No seu estado de alerta, Rafa passa o mundo a pente fino, deixando-se levar pela sua imaginação efervescente, sem lhe escapar nada.
«Os jovens vão-se encontrar em certas situações e os graúdos lembrar-se-ão da sua juventude e talvez abram os olhos para algumas realidades. A não perder!», afirma Analu Vilas (Bioquímica, Leuven - Bélgica).



* «A RAZÃO DE SER DESTE BLOG»

«OLÁ!
Vamos fazer deste blog um sítio para conversarmos sobre a realidade de ser rapaz e rapariga nos tempos de hoje?
O Rafa é como tu: um rapaz inteligente, com imaginação, que gosta de música, toca bateria, que tem irmãs e uma cadela, que tem ideias próprias e, claro, tem também muitas dúvidas e contradições e chatices.
Neste blog também queremos a presença das raparigas. São fundamentais. O Rafa até tem uma amiga muito especial, a Pilar.
Vamos dizer o que pensamos de ‘Rafa e as Férias de Verão’ e começar a levantar o véu sobre o próximo livro que se chama ‘Rafa e a Liberdade’!
Há muitas aventuras para revelar e em que tu podes participar neste Blog do Rafa.
Anda! Precisamos de ti!».

Quem não deseja a LIBERDADE? Pois é, caro leitor, mais uma novidade a não perder: o segundo livro sobre o Rafa, «Rafa e liberdade», vem a caminho, com publicação prevista para 2009. Tal como o primeiro, aguarda por si. Esteja atendo. Na altura devida, será informado.
Para já apenas sabemos que: «depois de uns dias divertidos, cúmplices, ensolarados com Pilar, em Barcelona, o que reforçou a sua ligação e entendimento, Rafa descobre que os pais lhe cancelaram a prometida viagem a Roma onde celebraria os seus 16 anos. Então, furioso e indignado, toma ‘uma decisão íntima, radical, implacável’: partir de comboio à descoberta de um mundo novo e inesperado.» (Fátima Pombo, «Rafa e a Liberdade»).
E o resto? O resto, descubra por si. Basta acompanhar as aventuras do Rafa, neste segundo livro.



* RAFA (SAI) NO "PÚBLICO"


«No Jornal “Público”, Sábado, 2 de Agosto, a jornalista Rita Pimenta escreveu o seguinte "apontamento" sobre o livro Rafa e as férias de Verão, de Fátima Pombo, edição da Trinta Por Uma Linha:

“As férias de Verão de um rapaz de 15 anos são contadas na primeira pessoa de forma viva e envolvente. Rafa é introspectivo e observador e vai dando conta das análises que faz do mundo e das pessoas. Considera o pai ultrapassado e a mãe culpada. Quem não conviveu já com os comentários cruéis, mas muitas vezes certeiros, de adolescentes à procura de um caminho?
Entre borbulhas, uma espécie de bigode, alguma penugem no peito, duas irmãs mais novas, uma cadela e o divórcio dos pais, Rafa tenta durante as férias encontrar algum sossego mental. Ter a Pilar por perto parece ajudar, mas só às vezes. “É inacreditável! Está tudo bem, até está toda a gente a rir-se, mas por uma pequena coisa, de repente, as miúdas viram como o vento e ficam amuadas. (…) Nós, os rapazes – ou homens – não somos assim”.»

Ainda não leu este livro? De que é que está à espera? Então vá: leia e viaje, de novo, pelo «Blog do Rafa». E não se esqueça: deixe o seu comentário no CLUBE DE FÃS DO RAFA:clubedefasdorafa@gmail.com


«Parabéns à autora que, de uma forma perspicaz e muito divertida, nos transporta para a realidade da adolescência dos tempos modernos e, em simultâneo, nos remete para esses tempos tão especiais do nosso próprio passado.
Aguardo impaciente pelo "Rafa e a liberdade"!, Ana (39 anos, mãe de dois futuros “Rafas” e uma futura Pilar...)».
Para conhecer todas as opiniões dos fãs do «Rafa e as férias de verão», já ansiosos pela publicação do segundo livro, «Rafa e a Liberdade», volte ao Blog do Rafa.

Isabel Rosete
(Divulgação e adaptação)



Sem comentários: